Foto: José Fernando Ogura | AEN
Uma frente fria está prevista para alcançar o estado do Paraná no final da tarde de quarta-feira, 4 de setembro, conforme informações do Clima Tempo. Vai chegar com força em Curitiba.
Quais mudanças climáticas devem ocorrer com a chegada da frente fria?
A entrada dessa frente fria provocará a circulação de ventos em algumas áreas, resultando em mudanças significativas no clima local. A previsão indica que a chuva deverá afetar Curitiba e o litoral paranaense entre quinta-feira, dia 5, e sexta-feira, dia 6, marcando o início de um período de instabilidade climática na região.
Como a temperatura será afetada?
A situação climática desta semana é particularmente peculiar devido à variação de temperatura ocasionada pela chegada de uma massa de ar frio. Este fenômeno é impressionante, uma vez que ocorre em meio a uma onda de calor que tem elevado as temperaturas a níveis significativamente acima do esperado.
Qual é a diferença de temperatura em relação à média histórica?
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas estão cerca de 5ºC acima da média para este período do ano, o que representa um contraste considerável com a próxima frente fria.
Quais regiões do Paraná estão mais afetadas pelo calor?
As áreas mais impactadas pelo intenso calor incluem o Norte Pioneiro, Norte Central, Centro Oriental, Centro Ocidental e Oeste do Paraná. Esses locais têm registrado altas temperaturas que devem persistir nos próximos dias, mesmo com a aproximação da frente fria.