fbpx

Tarumã com mudança na Victor Ferreira do Amaral!

Tarumã muda trãnsito!

Foto: Daniel Castellano/SMCS

  • As obras viárias na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, que está sendo modernizada para servir como corredor do transporte entre Curitiba e Pinhais, com ônibus elétricos, entra em nova fase. Nesta quarta-feira (3/7), começa a implantação do novo sistema de drenagem no canteiro central. Para a execução do serviço, será necessário ampliar a interdição de passagem dos motoristas.
  • Por um período de 53 dias, apenas uma das três faixas da via, em ambos os sentidos, ficará disponível aos motoristas no trecho compreendido entre as ruas Professora Olga Balster e Victorio Vizinoni. A interrupção à passagem é necessária para a implantação de uma galeria celular dupla, que evitará alagamentos na região.

A nova estrutura de drenagem terá 140 metros de comprimento, 2,5 metros de altura e 5 metros de largura. Sua instalação exigirá o uso de maquinários grandes, o que compromete a segurança da circulação dos motoristas.

Rotas alternativas

  • Durante este período, para evitar transtornos, a Superintendência de Trânsito (Setran) orienta que os motoristas procurem rotas alternativas antes de sair de casa e evitem os trechos com bloqueio, se possível. Uma das opções de desvio é utilizar a BR-277, ou ainda as trincheiras das ruas Roberto Cichon/Agamenon Magalhães, no Cajuru, e a trincheira da Rua Fúlvio Alice, no Bairro Alto.
  • Quem não puder desviar do trecho em obras na Avenida Victor Ferreira do Amaral deve reduzir a velocidade e redobrar a atenção. Agentes de trânsito estarão no local nos próximos dias para organizar o tráfego e orientar quem passar pela região.

Pistas simples

  • Como a via está recebendo intervenções de dois grandes projetos de mobilidade urbana da Prefeitura de Curitiba, há outros pontos da via funcionando temporariamente em pista simples no Tarumã, o que exige a atenção e o planejamento de quem circula pela região.
  • No sentido Pinhais, uma faixa está livre para a passagem dos motoristas e duas faixas estão impedidas ao trânsito no trecho entre as ruas Dom Manuel da Silveira D’elboux e Eng. Antônio Batista Ribas, para a execução dos alargamentos.
  • No sentido Curitiba, há bloqueio de duas faixas em frente ao Ginásio Tarumã, também para a execução dos alargamentos.
  • No trecho entre o Shopping Jockey Plaza e o Ginásio Tarumã, há bloqueio de uma faixa para a execução de drenagem e alargamentos no canteiro central e duas faixas estão liberadas para a passagem dos veículos.
  • Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, destaca que o conjunto de intervenções em execução na Victor Ferreira do Amaral provoca mudanças temporárias no trânsito, mas que são necessárias porque respondem a uma demanda intensa de tráfego em uma área de conexão com a região metropolitana, com impacto positivo na rotina de deslocamento de milhares de pessoas.

“Essas mudanças impactam a rotina das pessoas no momento, exigindo paciência e planejamento durante o período das obras. Essas intervenções visam elevar a Avenida Victor Ferreira do Amaral e toda a região a um novo patamar de infraestrutura urbana”, afirma Rodrigo Araújo Rodrigues.

As obras

  • A Avenida Victor Ferreira do Amaral está passando por obras do Lote 4 do Novo Inter 2 e do Complexo Tarumã. Para acomodar os ônibus elétricos, estão sendo requalificados 3.866 metros da via, divididos entre as duas pistas, no trecho entre as ruas Dom Manuel da Silveira D’Elboux e Professor Eduardo Correia de Lima. São 1.990 metros de intervenção na pista da direita e 1.876 metros na pista da esquerda.

A obra inclui a implantação de uma faixa extra dedicada ao transporte público, permitindo que o Inter 2, o Interbairros II e outras linhas de ônibus circulem sem competir com o tráfego geral, proporcionando viagens mais rápidas e beneficiando os usuários de ônibus.

  • O uso de ônibus elétricos na frota do transporte coletivo reduzirá a emissão de CO2, resultando em menor poluição e mais saúde para os cidadãos de Curitiba.
  • A revitalização também contempla novas calçadas, ciclovia, reforma e ampliação de pontos de estação-tubo, iluminação, sinalização viária e arborização.

Um novo sistema de drenagem será instalado para garantir a durabilidade da obra e evitar alagamentos. Após a conclusão das obras, a via terá um novo corredor verde com o plantio de espécies nativas, como o pau-ferro.

  • As obras, iniciadas em março, são realizadas trecho a trecho e têm previsão de término em abril de 2025. Atualmente, os trabalhos estão concentrados entre o Shopping Jockey Plaza e o Ginásio Tarumã, no sentido Curitiba e entre as ruas Dom Manuel da Silveira D’Elboux e Nivaldo Braga, no sentido Pinhais.
  • De acordo com a engenheira fiscal da obra na Smop, Bruna Buher, os próximos passos da intervenção são a continuidade dos alargamentos das pistas e os serviços de pavimentação em concreto e de paisagismo. “À medida que os trechos vão sendo executados, podem ser liberados novamente à passagem dos motoristas”, explica Bruna.

Complexo Tarumã

Na altura do viaduto Tarumã, as obras em andamento são as do Complexo Tarumã, para duplicação da estrutura que vai receber novas estações-tubo para a evolução da integração do transporte público, permitindo a integração temporal entre as linhas de ônibus que circulam na Linha Verde e as que conectam o Centro de Curitiba às cidades de Pinhais e Piraquara, além da requalificação de 12 vias da região, que formam as alças de acesso.

Toda a área que recebe as melhorias está sinalizada e o motorista deve ficar atento à sinalização.

compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
MAIS NOTÍCIAS