fbpx

Tá pronto o Terminal Metropolitano de São José dos Pinhais

São José dos Pinhais

Foto: Ari Dias/AEN

Na terça-feira, dia 20, o governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou o novo Terminal Metropolitano de São José dos Pinhais, localizado na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

 Investimento e Benefícios

  • Investimento: O Governo do Estado investiu R$ 22,7 milhões na construção do terminal, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep).
  • Beneficiários: Mais de 30 mil passageiros utilizarão a nova estrutura diariamente para se deslocar entre São José dos Pinhais e Curitiba.

Estrutura do Terminal

  • Área: O terminal ocupa uma área de aproximadamente 18,4 mil metros quadrados, sendo quatro vezes maior que o antigo.
  • Espaço Coberto: Quase 6 mil metros quadrados de área coberta.
  • Conexões: Atenderá diversos bairros de São José dos Pinhais e fará ligações com os terminais do Boqueirão, Pinhais, Piraquara e Guadalupe.

 Capacidades do Terminal

  • Plataformas: O novo terminal conta com 26 plataformas, aumentando de 11 do terminal anterior.
  • Linhas de Ônibus: Permitirá a redistribuição das linhas existentes e a criação de novas, incluindo uma nova linha que conecta São José dos Pinhais ao Terminal Centenário, em Curitiba.

Mobilidade e Segurança

O governador enfatizou que o projeto representa mais mobilidade, comodidade e segurança para os trabalhadores que utilizam o transporte público na região. O espaço ampliado possibilitará um aumento na oferta de linhas de ônibus, melhorando a integração do transporte público.

 Estrutura de Lazer e Convivência

  • Modelo de “Terminal Parque”: O terminal segue um novo conceito, incluindo espaços de convivência e equipamentos de lazer.
  • Instalações: Campus com academia ao ar livre, área de recreação, parque infantil, bicicletário e estacionamento.

 Destaque Sustentável

O terminal também apresenta uma Araucária Solar, estrutura arquitetônica em formato da árvore símbolo do Paraná, equipada com placas fotovoltaicas e tomadas para carregamento de celulares e outros dispositivos.

Execução da Obra

O presidente da Amep, Gilson Santos, afirmou que a obra foi realizada dentro do prazo previsto de 18 meses, demonstrando a qualidade do projeto e a responsabilidade dos profissionais envolvidos, além de atender a uma demanda reprimida da população.

compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
MAIS NOTÍCIAS