Foto: DER-PR
- O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que faz parte da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), tem avançado com melhorias nas rodovias que ligam Manoel Ribas e Cândido de Abreu, no centro do Estado, e está estendendo os serviços até Reserva, nos Campos Gerais. Isso inclui trechos da PRC-487 e da PR-239, com investimentos em contratos de conservação do pavimento.
Detalhes dos serviços realizados
- Trecho de Manoel Ribas: Foram feitos serviços de remendos e a implantação de drenos transversais na rodovia, além do reforço da sinalização horizontal. Tachas e tachões bidirecionais também foram instalados e houve desconfinamento da borda da pista.
- Extensão: O trecho da PRC-487 abrange 23,35 quilômetros até a ponte sobre o Rio Ivaí. Este projeto faz parte de um contrato que abrange 295,75 quilômetros de rodovias e tem um investimento total de R$ 82.247.262,83, válido até 2025.
- Conservação da faixa de domínio: Os serviços incluem roçada manual, remoção de resíduos, e a limpeza de sarjetas e outros locais. Abrigos de ônibus também receberam limpeza e pintura.
Avanço nos serviços até Caetano Mendes
A partir da ponte sobre o Rio Ivaí, os trabalhos prosseguem até Cândido de Abreu, depois para Reserva, e futuramente até Caetano Mendes, em Tibagi, que se conecta com a BR-376. Essa fase está sendo realizada sob outro contrato do Escritório Regional Cerne da SR Campos Gerais, cobrindo 373,26 quilômetros com um investimento de R$ 86.417.724,47, com vigência até 2025.
Objetivos e benefícios
Atualmente, os serviços incluem remendos superficiais, reperfilagem e reforço da sinalização horizontal em trechos descontínuos. O foco tem sido nos pontos que mais necessitam de melhorias, e até agora, cerca de 30 quilômetros já foram atendidos, especialmente entre Cândido de Abreu e Reserva. A previsão é que os trabalhos cheguem até Caetano Mendes até o final do ano.
Impacto para a comunidade
Mais de 55 mil habitantes das três cidades estão sendo beneficiados com essas melhorias. Além disso, a infraestrutura reforçada facilita o tráfego de longa distância na região central, que usa essas rodovias para acessar a Rodovia do Café e vice-versa.