Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
- O Porto de Paranaguá inaugurou uma nova rota marítima, a “rota ESA”, que estabelece uma ligação direta entre a costa leste da América do Sul e o extremo oriente asiático, fortalecendo as relações comerciais do Paraná com o mercado chinês.
- A atracação do porta-contêiner chinês Cosco Shipping Brazil marcou o início dessa rota, comemorando também os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China.
- O vice-governador Darci Piana destacou a importância da entrada do Porto de Paranaguá nessa rota direta com a China, evidenciando a relevância do Paraná no comércio global e o crescimento econômico do estado.
- Além de Paranaguá, o navio da rota ESA passará por outros portos sul-americanos e asiáticos, incluindo China e Singapura, fortalecendo ainda mais os laços comerciais entre essas regiões.
- O Cosco Shipping Brazil, que possui 2,1 mil plugs para contêineres refrigerados, destaca a capacidade de movimentação de cargas congeladas entre Brasil e China, sendo o Paraná um importante produtor de proteínas.
- O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) é líder no segmento de carnes e congelados na América Latina, oferecendo uma infraestrutura robusta com 3.624 tomadas para conexão de contêineres refrigerados.
- O diretor da Cosco Shipping, Zhu Bixin, ressaltou que a nova rota amplia a capacidade de movimentação de contêineres refrigerados entre o Brasil e a China, beneficiando ambos os mercados e destacando a solidez da agricultura paranaense.