Foto: Danilo Avanci/SESA
- Paraná Escolhido como Piloto: O Ministério da Saúde selecionou o Paraná como estado piloto para a implementação do sistema Micosis, uma ferramenta que visa aprimorar o fluxo de dispensação de medicamentos antifúngicos em todo o país.
- Reunião em Curitiba: Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) se reuniram em Curitiba nesta terça-feira (20) com a Coordenação Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias não Tuberculosas (CGTM/MS) para os ajustes finais do sistema.
- Objetivo do Sistema: O Micosis pretende gerar informações que otimizem o processo de dispensação de medicamentos antifúngicos, além de definir medidas de prevenção e controle adequadas às micoses no território nacional.
- Tripartite e Respostas à População: A iniciativa envolvendo o Ministério da Saúde, o Estado e os municípios visa proporcionar respostas mais eficazes à população, facilitando a atuação dos profissionais de saúde e gestores.
- Importância das Micoses Endêmicas: Essas doenças fúngicas, como a micose de unha e a candidíase, representam um desafio de saúde pública, especialmente em regiões de clima tropical e subtropical.
- Dificuldades de Tratamento: As micoses das unhas são particularmente difíceis de tratar e podem requerer medicação por mais de 12 meses. Sem tratamento adequado, podem levar a complicações graves, como trombose e amputação.
- Previsão de Implantação: O sistema Micosis deve começar a funcionar em seis meses, após os ajustes finais do projeto-piloto, visando melhorar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
- Treinamento de Profissionais: Nos dias 21 e 22, profissionais de saúde da Sesa serão treinados para utilizar o sistema, envolvendo médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais da área da saúde.