Foto: Reprodução
A Defesa Civil do Paraná registrou ocorrências em oito cidades por conta das chuvas intensas que atingiram o Estado. De acordo com o boletim divulgado no domingo (8), os municípios afetados foram Paulo Frontin, Salto do Lontra, Mallet, Campo Largo, Ampére, Ponta Grossa, Cruzeiro do Oeste e Pinhais. As ocorrências incluem vendavais, inundações, alagamentos, deslizamentos e enxurradas, afetando diretamente 160 pessoas.
Em Pinhais, os alagamentos causaram danos em 659 casas, enquanto em Ponta Grossa nove residências foram danificadas. No total, 104 pessoas ficaram desalojadas: 80 em Paulo Frontin, 20 em Mallet e 4 em Ponta Grossa.
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil continua monitorando a situação nos municípios e prevê um aumento no número de cidades afetadas, já que os danos ainda estão sendo avaliados. As principais ocorrências de danos incluem ruas, bueiros e pontes, embora não tenha sido registrado nenhum incidente de maior gravidade até o momento.
Qual foi o volume de chuva registrado no Paraná no sábado (7)?
Segundo o Simepar, em 15 estações meteorológicas do Paraná, o volume de chuva acumulado no sábado (7) ultrapassou 100 milímetros. A cidade de Cidade Gaúcha, localizada no Noroeste do Estado, registrou o maior acumulado, com 172 milímetros.
Quais são as previsões climáticas para o Paraná neste domingo (8)?
O tempo no Paraná deve permanecer instável, com previsão de volumes de chuva que podem chegar a 100 milímetros em várias regiões do Estado. As chuvas serão mais contínuas ao longo do dia, principalmente na metade Sul do Paraná, que abrange as regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.
Com o volume acumulado de chuva já registrado e o previsto para domingo, o risco de alagamentos e deslizamentos de encostas é alto. “A chuva pode variar de intensidade de moderada a forte em vários momentos do dia, e poderemos ter um acumulado de chuva expressivo, de mais de 100 milímetros, assim como já tivemos no sábado em muitas cidades”, explica o meteorologista do Simepar, Lisandro Jacóbsen.
Como será o clima no Norte do Paraná?
No Norte do Estado, especialmente na divisa com São Paulo, as chuvas serão menos intensas. Estão previstas pancadas isoladas em partes do Noroeste, Norte e Norte Pioneiro ao longo do domingo. Nessas áreas, a sensação de tempo abafado deve prevalecer, com temperaturas próximas aos 30°C.
Quais são os principais riscos relacionados às chuvas no Paraná?
Os principais riscos incluem alagamentos, enxurradas, deslizamentos e escorregamentos de encostas. Com a previsão de chuva contínua e acumulados significativos em diversas regiões, a Defesa Civil alerta para possíveis agravações desses problemas, especialmente em áreas já afetadas.