Foto: Rafael Silva
Mutirão de Limpeza na Vila Betel, Curitiba
No último final de semana, uma ação promovida pelo serviço social da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) mobilizou a comunidade da Vila Betel, no Cajuru, para um mutirão de limpeza, realizado em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). Foram retiradas 8,6 toneladas de resíduos como móveis, colchões e restos de madeira.
Participaram da ação famílias que serão reassentadas de local de risco para novas casas que estão em fase final de obras, no Moradias Parati, conjunto situado na CIC. Elas foram mobilizadas para descartar tudo que não desejam levar para a casa nova, como fez o pintor Laurentino Ribeiro Ramos, de 69 anos.
“Daqui eu não quero levar nada, porque desejo começar uma vida nova, com tudo novo. Vou comprar cama nova, fogão, guarda-roupa. Essas coisas estragadas não combinam com a casa bonita para onde vamos”, disse ele, que mora há 30 anos na Vila Betel, nas margens de um córrego da bacia do Rio Atuba.
Dengue também esteve em foco
Além da comunidade e técnicos da Cohab e SMMA, agentes comunitários de saúde participaram da intervenção, que também faz parte da campanha da Prefeitura de combate à dengue. Os resíduos foram encaminhados para locais apropriados para o descarte, impedindo que fossem parar no rio.