Foto: Daniel Castellano / SMCS
Recentemente, o prefeito Rafael Greca, em companhia do vice-prefeito Eduardo Pimentel, oficializou a entrega de duas novas estações-tubo na Linha Verde. Essas estações, a Solar, localizada no Bairro Alto, e a Jardim Botânico, situadas no bairro que leva o mesmo nome, estão agora prontas para receber passageiros. Essa iniciativa visa não apenas ampliar a rede de transporte público, mas também facilitar a integração da cidade, assegurando conforto e segurança no processo de embarque e desembarque dos ônibus.
O que possibilitou a instalação dessas novas estações-tubo?
A implantação das novas paradas de ônibus foi viabilizada pela conclusão das obras do Lote 4.1 da Linha Verde Norte, que se estende entre o Bairro Alto e o Atuba. O prefeito destacou a significativa contribuição da gestão atual para a finalização da Linha Verde, um projeto que atravessou diversas administrações. Greca ressaltou que as melhorias viárias realizadas não apenas facilitaram a entrega das novas estações-tubo, mas também promovem uma maior integração entre os bairros de Curitiba e municípios vizinhos.
Quais melhorias foram realizadas nas Estações Solar e Jardim Botânico?
Na Estação Solar, a Secretaria Municipal de Obras Públicas implementou uma série de melhorias, incluindo a pavimentação em concreto de uma canaleta exclusiva para os ônibus, o asfaltamento das vias locais, a construção de calçadas e a implantação de canteiros com plantio de grama. Adicionalmente, foram realizadas obras de iluminação pública. Por sua vez, na Estação Jardim Botânico, foram feitas calçadas, implantação de canteiros com plantio de grama, além de melhorias na iluminação pública. Essas ações visam aumentar o padrão de conforto e segurança para os usuários do transporte público.
Qual é a perspectiva do secretário municipal de Obras Públicas sobre as novas estações-tubo?
O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, considera as novas estações-tubo como um avanço significativo no transporte público de Curitiba. Ele aponta que estas estações não apenas oferecem mais conforto e segurança, mas também atendem a uma demanda histórica da população. Rodrigues enfatizou que as novas construções contribuem para elevar o padrão de qualidade do transporte público, complementando as obras viárias realizadas, que incluem trincheiras, viadutos, faixas exclusivas para ônibus, bem como a renovação de calçadas e iluminação ao longo de quase 3 km entre o Bairro Alto e o Atuba.
Quais são os planos futuros para a Linha Verde?
O vice-prefeito Eduardo Pimentel anunciou que outras três estações-tubo na Linha Verde estão em fase de conclusão, com previsão de entrega para dezembro e janeiro. A Estação Atuba, em particular, é a maior dentre as que estão sendo implantadas, apresentando o dobro do comprimento das demais e capacidade para 1.240 passageiros. Pimentel informou que os serviços estão na sua reta final, focando agora na instalação de equipamentos essenciais. Ele também mencionou a existência de projetos executivos prontos para obras estratégicas no trecho sul, como as trincheiras nas localidades de Capão Raso e Xaxim, indicando um contínuo investimento em infraestrutura e transporte coletivo integrado na cidade.