Foto: PMPR
- Julgamento mudou! O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou o júri que havia absolvido 13 policiais militares pelo assassinato de cinco jovens em Curitiba.
- A decisão foi tomada em 12 de março, atendendo a um recurso do Ministério Público do Paraná (MP-PR).
O Caso
- Em outubro de 2017, os policiais foram absolvidos após serem acusados de matar cinco jovens suspeitos de furto de carro no bairro Alto da Glória.
- O caso ficou conhecido como o “Júri da Rotam”.
Razões da Anulação
- O MP-PR argumentou que não houve cumprimento das exigências legais na votação dos jurados.
- Apesar da anulação, a decisão do STJ ainda pode ser contestada. Se não houver mais recursos, o caso será remarcado para julgamento na Vara do Júri de Curitiba.
Relembrando o Incidente
- Em setembro de 2009, os 13 policiais foram envolvidos na morte de cinco suspeitos, dois dos quais eram menores de idade.
- Segundo a defesa, os jovens teriam sido baleados durante uma perseguição a um carro furtado, culminando em uma troca de tiros.
Contradições nas Investigações
- Durante a fuga, afirmava-se que os jovens teriam atirado contra os policiais após baterem o carro.
- No entanto, investigações posteriores indicaram que os jovens podem ter se rendido, sendo algemados e levados a um terreno baldio onde teriam sido executados.
Próximos Passos
- Com a anulação do julgamento, aguarda-se agora a definição das próximas etapas legais e a remarcação do novo julgamento em Curitiba.