Industria Hubner Metalurgica Foto Gilson Abreu
- O Paraná tem se destacado no cenário nacional e regional em relação à empregabilidade de jovens entre 18 e 29 anos. Nos primeiros quatro meses de 2024, o estado registrou um saldo positivo de 47.386 novos empregos formais nesta faixa etária, um avanço de 45% em comparação ao mesmo período de 2023.
- O Paraná liderou o ranking de empregabilidade na região Sul para a população entre 18 e 19 anos, superando os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No cenário nacional, o estado ocupou a terceira posição, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.
Setores que mais empregaram
- Serviços: 25.211 novos empregos
- Indústria: 13.210 novos empregos
- Construção Civil: 3.918 novos empregos
- Comércio: 3.867 novos empregos
- Agropecuária: 1.180 novos empregos
Liderança em Abril
- No mês de abril, o Paraná manteve a liderança na região Sul, com 10.835 postos formais de trabalho para a juventude, quase 2 mil a mais que o segundo colocado, o Rio Grande do Sul.
- O Governo do Estado do Paraná tem implementado políticas públicas voltadas para a inclusão de trabalhadores jovens no mercado de trabalho, com destaque para a realização de mutirões de emprego. Segundo o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda:
Essas ações partem do princípio de que é necessário criar oportunidades para os jovens recém-formados, que muitas vezes não possuem experiência registrada em carteira de trabalho.