Atrair talentos se tornou um desafio estratégico para empresas que querem se destacar em um mercado altamente competitivo e afetado pelo baixo desemprego no Brasil. Dados do IBGE mostram que o desemprego está atualmente em 6,5%, a menor taxa dos últimos 15 anos. Com a escassez de profissionais qualificados, oferecer apenas um bom salário já não é suficiente.
Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, conta que benefícios e a reputação do empregador também entram na conta do candidato na hora de decidir se deve ou não se candidatar:
“Os candidatos, principalmente das novas gerações, escolhem empregadores com boa reputação e valores alinhados aos seus, o que força as organizações a repensarem suas estratégias de atração. Se antes o cargo, o status e a empresa faziam diferença, esse cenário mudou.”
Cultura e propósito em destaque
Investir em employer branding é uma das saídas mais eficazes, com empresas mostrando sua cultura por meio de redes sociais e depoimentos de colaboradores. Mostrar o dia a dia da organização ajuda a engajar um candidato que ainda nem pensa em trabalhar na empresa:
“Oferecer um propósito claro, como impacto social ou sustentabilidade, tem atraído especialmente a geração mais jovem, que busca significado no trabalho. As pessoas querem trabalhar onde se sentem valorizadas”, explica Pelanda.
Ações para se destacar em 2025
Processos seletivos ágeis e transparentes para conquistar os melhores profissionais são a premissa para a contratação. Entre as ações estão as parcerias com universidades, feiras de carreiras, e a atuação integrada com o departamento de marketing da empresa, que pode ser o diferencial para vencer a concorrência por talentos em 2025.