Seis empresas e consórcios empresariais estão na disputa para construir o novo corredor metropolitano entre Curitiba e Araucária, uma das maiores intervenções viárias das últimas três décadas na região. O projeto, que tem um orçamento máximo de R$ 355,5 milhões, será decidido pelo critério de maior desconto ofertado.
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) já está analisando as propostas e a empresa vencedora deve ser anunciada em breve. Assim que o contrato for assinado, a construtora terá 12 meses para obter as licenças ambientais e iniciar a obra, com prazo total de conclusão previsto para 36 meses – podendo ser reduzido, dependendo da capacidade da empresa.
O Que Esperar da Nova Rodovia?
✅ 9,37 km de extensão, ligando a BR-116 (região Sul de Curitiba) à BR-476 (Araucária)
✅ Pistas duplicadas em ambos os sentidos
✅ Pavimentação de concreto whitetopping, garantindo maior durabilidade e redução de custos de manutenção
✅ Ciclovia em toda a extensão da rodovia
✅ Sete grandes obras complementares, incluindo viadutos, trincheiras e uma nova ponte sobre o Rio Barigui
Além disso, o novo corredor deve reduzir 30% do tráfego no Contorno Sul de Curitiba, desafogando as rodovias e facilitando o trânsito entre a Região Metropolitana e o Interior do Paraná.
O Futuro do Projeto
Este é apenas o começo! O Governo do Estado planeja ampliar a rodovia nos próximos anos, criando uma nova conexão entre Curitiba, Fazenda Rio Grande e Araucária com a BR-376, melhorando ainda mais a ligação do Paraná com Santa Catarina.