Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Um levantamento realizado pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) indica que o horário de verão é bem-visto pela maioria dos brasileiros.
Qual porcentagem dos entrevistados é favorável à mudança nos relógios?
De acordo com a pesquisa, feita com três mil pessoas, 54,9% dos entrevistados são a favor da mudança nos relógios ainda este ano.
Quais são as opiniões específicas sobre o retorno do horário de verão?
Entre os favoráveis à mudança, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis, enquanto 13,1% se mostram parcialmente favoráveis. Por outro lado, 25,8% são totalmente contrários, 17% veem a mudança com indiferença, e 2,2% são parcialmente contrários.
Em quais regiões há maior apoio ao horário de verão?
Os maiores índices de apoio foram observados no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Sudeste, 56,1% são a favor da mudança, no Sul, o apoio chega a 60,6%, e no Centro-Oeste, 40,9% aprovam a mudança.
Que impacto a mudança no horário tem sobre a economia de energia elétrica?
Para 43,6% dos entrevistados, a mudança no horário auxilia na economia de energia elétrica e outros recursos, enquanto 39,9% acreditam que a medida não traz economia.
Quais são as opiniões sobre o impacto no comércio e serviços?
Para 51,8% dos entrevistados, a mudança do horário é benéfica para o comércio e serviços; 32,7% não veem vantagens, e 15,5% não têm opinião formada.
O horário de verão influencia a atratividade das cidades para o turismo?
O estudo revela que 41,7% dos participantes consideram que a cidade se torna mais atrativa para o turismo durante o horário de verão.