fbpx

Vacina nas escolas? Sim, atualização precisa acontecer a partir de hoje

vacina

Foto: Gilson Abreu/AEN

Atualização da Carteira de Vacinação no Paraná

A partir desta segunda-feira (5), os estudantes das escolas estaduais e municipais do Paraná terão a oportunidade de atualizar suas carteiras de vacinação, reforçando a proteção contra diversas doenças. Esta iniciativa é parte de uma nova força-tarefa do Governo do Estado, envolvendo uma colaboração entre as secretarias da Educação (Seed) e da Saúde (Sesa).

Objetivo da Campanha

O principal objetivo é ampliar a imunização entre crianças, adolescentes e jovens matriculados nas 3.276 instituições de ensino do estado, que inclui também creches e berçários, abrangendo as 399 cidades do Paraná.

Período da Imunização

A aplicação das vacinas acontecerá entre 5 e 16 de agosto, com ênfase na vacina contra a influenza. Os alunos poderão, ainda, atualizar outras vacinas importantes, como a pentavalente, pneumocócica 10, poliomielite, DTP e HPV, que protegem contra doenças como coqueluche, difteria, tétano e hepatite B.

Avaliação e Consentimento

Antes da vacinação, as equipes de saúde realizarão uma avaliação das carteiras de vacinação dos estudantes para determinar quais imunizações poderão ser recebidas. A vacina pentavalente, por exemplo, é indicada para ser administrada aos 2, 4 e 6 meses de vida, mas, se a criança não tiver sido vacinada nessas idades, poderá receber a vacina até os seis anos.

Procedimento na Escola

A imunização será realizada dentro das instituições de ensino e requer a assinatura do termo de consentimento pelos pais ou responsáveis. Estes poderão acompanhar o processo presencialmente nas escolas.

Comunicação com os Pais

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, informou que os pais receberão documentos nas escolas onde seus filhos estão matriculados. Esses documentos deverão ser assinados, indicando a concordância ou não com a vacinação. Uma vez assinado, o documento deve ser devolvido à escola pelo estudante, que também precisará levar a carteira de vacinação. Miranda salientou que “na rede estadual, será a maior campanha da história”.

 

compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
MAIS NOTÍCIAS