Progresso da Obra
- Percentual de Conclusão: 11,12%
- Data do Relatório: Final de junho
- Cronograma: Dentro do prazo estipulado pelo Governo do Estado
- Consórcio Responsável: Consórcio Nova Ponte
Trabalhos de Fundação
- Início dos Trabalhos: Fundação da parte estaiada da estrutura
- Materiais Utilizados: Vigas e colunas de concreto e aço pré-fabricadas, cabos de aço de alta resistência
- Finalidade: Garantir a livre navegação das embarcações na baía de Guaratuba
Instalação das Estacas
- Total de Estacas: 64 estacas de concreto
- Estacas Instaladas: Nove já instaladas, oito em processo de instalação
- Tipos de Estacas: Seis para o trecho pré-moldado e três para a parte estaiada
- Expectativa: 50 estacas instaladas até o fim de 2024
- Diâmetro e Comprimento: 180 a 220 centímetros de diâmetro, 20 a 50 metros de comprimento
- Peso: Até 470 toneladas cada
- Operação: Escavações com apoio de duas balsas operacionais
Desafios da Obra
- Trecho Estaiado: Maior complexidade devido ao tamanho das estacas e influência das marés
- Componentes: Duas torres para ancoragem dos estais
- Benefícios: Vão-livre de 160 metros para navegação sem içamento, resistência a condições climáticas adversas
- Manutenção: Simples e barata, com substituição de cabos sem desmontagem da estrutura
Atração Turística
- Design Diferenciado: Atrativo turístico como outras pontes icônicas
- Exemplos: Ponte Vasco da Gama (Lisboa), Ponte Octávio Frias de Oliveira (São Paulo), Ponte Anita Garibaldi (Santa Catarina)
Impacto Ambiental
- Monitoramento: Fauna terrestre e aquática, flora da baía de Guaratuba
- Responsabilidade: Consórcio Nova Ponte
- Objetivo: Garantir o equilíbrio do ecossistema na região
Cronograma e Fiscalização
- Orçamento: R$ 386,9 milhões
- Prazo: 24 meses para conclusão
- Estrutura: Duas pistas em cada sentido, faixas de segurança, barreiras rígidas de concreto, ciclovia e guarda-corpos
- Medição: Mensal, contabilizando avanço físico e financeiro
- Fiscalização: DER/PR, Consórcio Supervisor da Ponte de Guaratuba (CSPG), Instituto Água e Terra (IAT)
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN