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Agora vai? Ponte de Guaratuba chega a 11% de conclusão

Progresso da Obra

  • Percentual de Conclusão: 11,12%
  • Data do Relatório: Final de junho
  • Cronograma: Dentro do prazo estipulado pelo Governo do Estado
  • Consórcio Responsável: Consórcio Nova Ponte

Trabalhos de Fundação

  • Início dos Trabalhos: Fundação da parte estaiada da estrutura
  • Materiais Utilizados: Vigas e colunas de concreto e aço pré-fabricadas, cabos de aço de alta resistência
  • Finalidade: Garantir a livre navegação das embarcações na baía de Guaratuba

Instalação das Estacas

  • Total de Estacas: 64 estacas de concreto
  • Estacas Instaladas: Nove já instaladas, oito em processo de instalação
  • Tipos de Estacas: Seis para o trecho pré-moldado e três para a parte estaiada
  • Expectativa: 50 estacas instaladas até o fim de 2024
  • Diâmetro e Comprimento: 180 a 220 centímetros de diâmetro, 20 a 50 metros de comprimento
  • Peso: Até 470 toneladas cada
  • Operação: Escavações com apoio de duas balsas operacionais

Desafios da Obra

  • Trecho Estaiado: Maior complexidade devido ao tamanho das estacas e influência das marés
  • Componentes: Duas torres para ancoragem dos estais
  • Benefícios: Vão-livre de 160 metros para navegação sem içamento, resistência a condições climáticas adversas
  • Manutenção: Simples e barata, com substituição de cabos sem desmontagem da estrutura

Atração Turística

  • Design Diferenciado: Atrativo turístico como outras pontes icônicas
  • Exemplos: Ponte Vasco da Gama (Lisboa), Ponte Octávio Frias de Oliveira (São Paulo), Ponte Anita Garibaldi (Santa Catarina)

Impacto Ambiental

  • Monitoramento: Fauna terrestre e aquática, flora da baía de Guaratuba
  • Responsabilidade: Consórcio Nova Ponte
  • Objetivo: Garantir o equilíbrio do ecossistema na região

Cronograma e Fiscalização

  • Orçamento: R$ 386,9 milhões
  • Prazo: 24 meses para conclusão
  • Estrutura: Duas pistas em cada sentido, faixas de segurança, barreiras rígidas de concreto, ciclovia e guarda-corpos
  • Medição: Mensal, contabilizando avanço físico e financeiro
  • Fiscalização: DER/PR, Consórcio Supervisor da Ponte de Guaratuba (CSPG), Instituto Água e Terra (IAT)

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

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