Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Os empresários paranaenses têm no Porto de Paranaguá a sua principal rota de exportação e contato com os outros países. O porto é reconhecido pelo governo federal como a melhor gestão portuária do Brasil pelos últimos quatro anos consecutivos, graças à sua proximidade estratégica e às suas eficientes práticas logísticas.
- O Porto de Paranaguá é responsável por 64% de todas as exportações realizadas pelo estado do Paraná em 2023, totalizando US$ 16,2 bilhões em produtos paranaenses.
- O porto se destaca na exportação de fertilizantes, sendo a principal porta de entrada dessa commodity no país, bem como na exportação de frango congelado, sendo o maior canal mundial desse produto.
- Paranaguá também é o segundo maior porto na movimentação de soja para exportação.
Diversificação das Exportações Paranaenses
- Em 2023, os empresários paranaenses exportaram seus produtos para 54 destinos diferentes, incluindo outras localidades no Paraná, como a Alfândega de Curitiba, e em outros estados, como a Alfândega de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina.
- Além de Paranaguá, outros portos e alfândegas também se destacam como principais portas de saída dos produtos paranaenses, como São Francisco do Sul, São Borja, Santos, Uruguaiana, Foz do Iguaçu, Itajaí, Rio Grande e Guarulhos.
Importância Estratégica para o Brasil
- O Porto de Paranaguá é utilizado por exportadores de todo o país, não sendo estratégico apenas para o Paraná, mas para o Brasil como um todo.
- Em 2023, o Paraná estabeleceu um novo recorde anual de exportações, totalizando US$ 25,2 bilhões, um crescimento de 13,7% em relação a 2022, muito acima da média nacional de 1,7% no mesmo período.