fbpx

Athletico é punido pela Batalha de Joinville – CBF e Fanáticos também!

Foto: Divulgação

  • Relembrando o Caso: A “Batalha de Joinville” foi uma briga generalizada entre torcedores do Athletico e do Vasco. O incidente ocorreu em 8 de dezembro de 2013, durante a 38ª e última rodada do Brasileirão, na qual o Athletico venceu por 5 a 1, decretando o rebaixamento do time carioca. A Polícia Militar havia alertado o clube sobre a necessidade de reforçar a segurança nas arquibancadas, mas isso não ocorreu. Torcedores do Athletico conseguiram passar facilmente pelos seguranças particulares e confrontaram a torcida do Vasco. Três torcedores ficaram gravemente feridos, e a partida foi paralisada por 1 hora e 13 minutos.
  • Justificativas para Condenações: O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) movimentou uma ação civil pública, alegando que o Athletico não adotou as medidas de segurança necessárias e deixou o serviço apenas nas mãos do policiamento, apesar de ter recebido alertas para reforçar a segurança. Vários torcedores foram presos em flagrante, o que levou à punição da torcida organizada “Os Fanáticos”. A CBF também foi considerada responsável, pois é a entidade organizadora da competição.
  • Condenações: Após quase nove anos do ocorrido, Athletico, a torcida organizada “Os Fanáticos” e a CBF foram condenados a pagar R$ 300 mil cada, valor que será repassado ao Fundo de Restituição de Bens Lesados (FRBL) de Santa Catarina. No entanto, todos os envolvidos ainda podem recorrer da decisão.
compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
MAIS NOTÍCIAS