Foto: Divulgação
- A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 14 pessoas em uma operação de combate ao abuso e exploração sexual infantil realizada em 21 municípios do Estado.
- A ação foi realizada em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, parte da campanha do Maio Laranja.
- Além das prisões, foram efetuadas três prisões em flagrante e cumpridos nove mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Curitiba.
- Dos mandados de prisão, dois foram preventivos e nove condenatórios.
- A delegada chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, Luciana Novaes, ressalta a importância de conscientizar a população sobre a integridade das crianças e adolescentes, além de retirar de circulação indivíduos que cometeram crimes contra vulneráveis.
- O delegado titular do Nucria da PCPR em Curitiba, Rodrigo Rederde, destaca o objetivo da operação de combate aos crimes de violência e abuso sexual contra vulneráveis.
- O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país pela lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.
- Anualmente, a PCPR realiza campanhas e ações para mobilizar a sociedade na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, combatendo o abuso e a violência sexual infantil.
- Durante a primeira quinzena de maio, foram realizadas 45 palestras e ações comunitárias para mais de 2.497 pessoas, abordando temas como o semáforo do toque e o combate aos abusos sexuais.
- Para denúncias anônimas, é possível ligar para o disque 100 ou 181. Em Curitiba, as denúncias de crimes podem ser feitas pelo telefone (41) 3270-3370.
- A PCPR, por meio do Nucria, realizará um evento de conscientização contra o abuso sexual infantil no Parque Barigui, em Curitiba, das 10h às 17h, com orientações, materiais educativos, recreações, exposição de veículos da PCPR e cães terapeutas.