Foto: Divulgação
- Crescimento preocupante: O Painel da Dengue da Secretaria Municipal da Saúde revela um aumento alarmante de 1.159 novos casos de dengue em Curitiba desde o último boletim, divulgado em 10 de abril.
- Situação atual: Com um total de 3.908 casos registrados em 2024 até o dia 12 de abril, a capital paranaense enfrenta uma crise sanitária, com 1.820 casos importados e 2.088 autóctones.
- Distritos mais afetados: O Cajuru lidera as estatísticas, com 878 casos, seguido pelo Tatuquara, com 638, e o Bairro Novo, com 490 casos. A situação exige atenção redobrada das autoridades de saúde.
- Internamentos em alta: Onze pacientes estão internados em leitos do SUS, sendo dez em leitos clínicos e um em leito de UTI. Os números de internações e altas variam diariamente, refletindo a gravidade da situação.
- Cenário nacional: O Brasil já contabiliza 3,3 milhões de casos prováveis de dengue em 2024, com 1.385 mortes. Vários estados e municípios enfrentam emergência em saúde pública devido à doença.
- Situação no Paraná: O estado registra 34.226 novos casos e 37 óbitos, com 219.045 casos confirmados desde o início do período sazonal. Municípios como Apucarana, Londrina e Cascavel são os mais afetados.
- Ação urgente: A população deve redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, adotando medidas de prevenção e eliminação de focos de criadouros.