fbpx

Calor é uma época perigosa com animais peçonhentos

Foto: Venilton Kuchler/Arquivo SESA

Aumento de Ocorrências no Verão:

  • Com a chegada do verão, cresce o número de acidentes com animais peçonhentos no Paraná, alerta a Secretaria de Saúde. As altas temperaturas e o aumento do turismo em áreas como matas e litoral contribuem para o aumento das ocorrências.

Tipos de Animais e Estatísticas:

  • Cobras, escorpiões, aranhas, abelhas e lagartas são os principais causadores de acidentes. Dados de 2022 revelam 15.980 casos registrados no Paraná, enquanto em 2023, os números preliminares indicam um aumento de 26%, totalizando 20.202 casos.

Verão: Temporada de Atenção Redobrada:

  • Entre dezembro de 2022 e março de 2023, temporada de verão, houve 8.066 acidentes, representando 40% do total. Aranhas lideram com 46%, seguidas por escorpiões (26%), abelhas (12%) e serpentes (5%).

Medidas Preventivas:

  • Recomenda-se evitar acúmulo de entulhos, vedar frestas em paredes e assoalhos, manter locais próximos de residências limpos, além de sacudir roupas e calçados antes de vestir para evitar picadas.

Alerta da Especialista:

  • Roselane Oliveira de Souza Langer, da Sesa, destaca a importância de atenção e cuidado no contato com animais peçonhentos, aconselhando a busca imediata por atendimento em caso de picadas.

Atendimento Especializado:

  • Em casos de acidentes, a vítima deve procurar uma Unidade de Saúde e, se possível, levar uma foto do animal causador. O Ciatox-PR é a referência para atendimento e pode ser contatado pelo telefone 0800 410 148.

Verão perigoso: cuide-se e esteja atento aos riscos dos animais peçonhentos!

 

compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
MAIS NOTÍCIAS