O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) iniciou nesta segunda-feira (6/1) a realização da prova de vida para aposentados e pensionistas que estavam com a comprovação atrasada. O procedimento é obrigatório para evitar fraudes e pagamentos indevidos no sistema previdenciário.
Ao todo, 279 beneficiários foram convocados para comparecer à sede do IPMC, no Alto da Glória, até sexta-feira, 10 de janeiro. O dia e horário de atendimento podem ser consultados no site oficial do instituto.
Atenção: Beneficiários que não realizarem a comprovação terão suas aposentadorias ou pensões suspensas.
Alternativas para Realizar a Prova de Vida
Além do atendimento presencial na sede do IPMC, os beneficiários podem realizar a prova de vida por outros meios:
- Instituto Curitiba de Saúde (ICS).
- Rede SUS de Curitiba, como Unidades Básicas de Saúde.
- Aplicativo GOV.BR, via celular.
O sistema é atualizado automaticamente após o atendimento nessas plataformas, garantindo a validade da prova de vida por um ano.
Exemplos de Beneficiários
- Lêda Lourenço dos Santos, de 63 anos, aposentada desde 2018, foi uma das primeiras a realizar o procedimento presencialmente, após receber a convocação. Ela não sabia que poderia usar o aplicativo ou os atendimentos no ICS e SUS.
- Maria das Graças Ferreira da Rocha, de 71 anos, realizou a prova de vida presencialmente como curadora de sua irmã, Maria Helena Bueno. Sua comprovação será válida até 6 de janeiro de 2026.
- Lenira do Carmo Lubacheski, de 64 anos, aposentada desde 2013, realizou o processo presencialmente, mas destacou que há outras formas de evitar a convocação, como o uso do ICS.
Reagendamento e Comunicação
Todos os convocados foram notificados por correspondência enviada ao endereço cadastrado no IPMC. Caso o beneficiário não possa comparecer na data agendada, é possível realizar o reagendamento pelos telefones:
- (41) 3350-3660
- (41) 3350-3661
Validade e Atualização
A comprovação é válida por um ano, e o status atualizado pode ser conferido no site do IPMC, acessando com CPF e senha. Após realizar o procedimento em qualquer uma das plataformas mencionadas, a informação será automaticamente registrada no sistema.