O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, se reuniu nesta terça-feira (8/4), em Brasília, com a diretora da Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários (SNTF), Maryane Figueiredo. Durante o encontro, Pimentel pediu que a renovação da concessão ferroviária inclua a retirada das linhas de carga que atravessam bairros centrais da capital.
Interferência urbana preocupa administração local 🚆
Atualmente, 37 km de trilhos da Malha Sul, operada pela Rumo Logística, passam por bairros densamente povoados como Cajuru, Uberaba, Centro e Cabral. São 45 passagens de nível que geram interrupções no trânsito, riscos de acidentes — inclusive fatais — e incômodo à população devido ao ruído.
Propostas para a nova concessão ⚙️
O prefeito defende que a renovação antecipada da concessão, prevista para até 2027, contemple a construção de um Contorno Ferroviário ou alternativas como trincheiras e viadutos. A intenção é retirar o transporte de carga do perímetro urbano, melhorando a mobilidade e segurança.
Curitiba quer participar das decisões
Pimentel reforçou que Curitiba precisa ser ouvida no processo de renovação e citou obras municipais de mobilidade em andamento, como o Ligeirão Leste/Oeste, Inter 2, viaduto Curitiba-Pinhais e novas trincheiras.