A Urbanização de Curitiba (Urbs) iniciou nesta segunda-feira (24/3) os testes de um anteparo móvel para evitar a ação de fura-catracas no transporte coletivo. O protótipo está em fase de avaliação na estação-tubo Morretes, no bairro Portão.
Tecnologia desenvolvida com ideia de usuário do transporte 🛠️
O sistema é acionado automaticamente quando a rampa do ônibus toca a plataforma, por meio de contatos entre linguetas instaladas nos veículos e na estação. A ideia foi apresentada à Urbs pelo mecânico eletricista Orival Soares Justo, de 74 anos, após observar invasões frequentes nos ônibus.
Testes devem durar 30 dias 🔧
A Urbs vai avaliar a eficiência, resistência e durabilidade do equipamento. Caso aprovado, o dispositivo poderá ser implementado em outras estações-tubo.
Combate à evasão segue com ações conjuntas 👮♂️
Além do anteparo, a Urbs e a Prefeitura vêm realizando operações contra evasões. Em 2024, três ações conjuntas com a Guarda Municipal e Polícia Civil já resultaram na apreensão de 36 adolescentes e prisão de três adultos por entrada irregular nos ônibus.
Edital para barreiras fixas será lançado em abril 📝
A Urbs também abriu edital para instalação de anteparos fixos em 124 estações-tubo. A licitação está marcada para 1º de abril.