fbpx
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

No dia da mentira, vereador faz pegadinha com colegas e gera debate

Foto: Reprodução do Youtube

Um requerimento apresentado pelo vereador João Bettega (União) causou polêmica e dividiu opiniões na Câmara Municipal de Curitiba nesta terça-feira (1º). A proposta, de caráter irônico, prestava “voto de congratulações” ao Governo do Paraná pelo financiamento do videoclipe Lesbikas, da banda Horrorosas Desprezíveis, que inclui elementos performáticos como o uso de pênis de borracha.

Requerimento foi rejeitado após intensos debates 🗣️

A iniciativa de Bettega, que alegou criticar o uso de recursos públicos para produções com conteúdo considerado sexual, foi rejeitada por 16 votos a 5 após 90 minutos de discussões. Apesar de ter defendido a proposta como uma crítica à política cultural do Estado, o vereador pediu a derrubada do requerimento, assumindo o uso de ironia.

Críticas à condução e uso do plenário 📣

Vereadores de diferentes correntes políticas criticaram a postura de Bettega e o uso do plenário para temas considerados irrelevantes frente às demandas da população. Parlamentares como Laís Leão (PDT), Camilla Gonda (PSB) e Giorgia Prates (PT) acusaram o vereador de desrespeitar o espaço legislativo e desviar o foco de problemas reais da cidade, como saúde, educação e infraestrutura.

Liberdade artística e censura em debate 🎭

Parlamentares da oposição também defenderam o financiamento público à cultura e alertaram para riscos de censura. Outros vereadores, como Bruno Secco (PMB) e Eder Borges (PL), apoiaram a crítica e questionaram os critérios da Secretaria de Cultura para o repasse de recursos.

compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
MAIS NOTÍCIAS