Curitiba foi escolhida como a primeira cidade do Sul do Brasil a participar do projeto AirView+, iniciativa do Google que utiliza sensores com inteligência artificial (IA) para monitorar a qualidade do ar em tempo real. Os testes começam em junho e terão duração de um ano, sem custos para o município.
Monitoramento ambiental com tecnologia de ponta 

Serão instalados cinco sensores em pontos estratégicos da cidade, definidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Ippuc. A tecnologia foi desenvolvida pela startup indiana Aurassure e utiliza IA para integrar e processar dados ambientais com alta precisão.
Dados serão integrados ao Hipervisor Urbano 
Os sensores vão fornecer informações ao Hipervisor Urbano, plataforma da Prefeitura que centraliza dados da cidade em tempo real. A expectativa é de que os dados ajudem no planejamento de políticas públicas mais eficazes nas áreas de saúde, mobilidade e sustentabilidade.
Projeto também deve impactar a educação ambiental nas escolas 
Assim como em Recife, onde sensores foram instalados em escolas municipais, Curitiba pretende utilizar os dados do AirView+ para promover a educação climática e ambiental entre alunos da rede pública.